Foto: Renan Mattos (Diário)
Novo modelo de atendimento começou a ser implantado. Agilidade agradou aos usuários que procuraram o serviço
Desde hoje, a Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco, localizada no Residencial Dom Ivo Lorscheiter, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, região centro-leste de Santa Maria, opera em transição para o modelo de Estratégia Saúde da Família (ESF). Isso quer dizer que, a partir de agora, o local atenderá com três equipes, cada uma composta por um médico, um enfermeiro, um técnico e pelo menos um agente comunitário. No novo modelo que está sendo implementado, o local não disponibilizará mais fichas para consultas.
VÍDEO: após furtos, prefeitura reforça segurança nas obras da UBS Floriano Rocha
A mudança segue as normativas e determinações da Política Nacional de Atenção Básica, que prevê a migração gradual das UBSs tradicionais para o modelo de ESF no país. Conforme a secretária municipal de Saúde, Liliane Mello Duarte, a ESF São Francisco terá capacidade para atender de 2,5 mil a 3,5 mil pessoas.
- O projeto se baseia naquele modelo bem antigo de médico de família, que tem vínculo com a população, com a comunidade. Muda bastante coisa. Os profissionais podem sair de dentro da unidade para visitar os pacientes. As pessoas vão receber orientação e serão acompanhadas, para, então, ser encaminhadas para o serviço especializado - diz Liliane.
A Secretaria de Saúde ainda trabalha no desenho de território que será atendido pela nova ESF. Para isso, agentes de saúde estão percorrendo as residências da região para fazer o cadastro dos usuários.
Professora dedica seu tempo para ajudar a comunidade
Para a dona de casa Joseane da Silva, 37 anos, que mora no Residencial Dom Ivo Lorscheiter, a expectativa é que o atendimento melhore, principalmente em relação às longas filas que se formavam ainda durante a madrugada para pegar uma ficha para consulta.
- Antes, a gente consultava com um enfermeiro ou residente, que levava o nosso caso para o médico. Hoje, foi diferente. Consultei direto com o médico, agendei ainda na sexta-feira, fiquei na fila e consegui uma consulta. Acho que vai facilitar, vai melhorar bastante - relatou Joseane.
PLANO MUNICIPAL
A UBS São Francisco é a primeira do município a passar por essa transição. Mas, a unidade ainda não está oficialmente registrada como ESF, já que a homologação só será possível após o período eleitoral. O local ainda passa por adequações de processos, atuações de equipes e métodos de trabalho.
Foto: Renan Mattos (Diário)
A mudança faz parte do Plano Municipal de Saúde, aprovado na última quinta-feira pelo Conselho Municipal de Saúde, que reúne as ações que serão implementadas pela prefeitura na área de saúde pelos próximos três anos, de 2018 a 2021.
Conforme o documento, uma das prioridades do município, apresentadas nas metas estabelecidas no plano, é a ampliação do número de equipes de ESFs em regiões com índice composto de vulnerabilidade ou privação social elevado. Além da São Francisco, outras cinco ESFs serão implementadas nesse período: Alto da Boa Vista e Santa Marta (Núcleo Central), na Região Oeste, com uma equipe cada uma; Km 3, na Região Nordeste, com um equipe; Passo das Tropas, na Região Sul, com uma equipe, e distrito de Boca do Monte, na zona rural, com uma equipe.
ATENDIMENTO DIÁRIO E ACOLHIMENTO
- A ESF São Francisco atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, com exceção das quartas-feiras, quando o atendimento ocorre apenas pela manhã, em função da reunião da equipe
- O local não disponibilizará mais fichas para consultas. No novo modelo, o usuário poderá procurar a unidade em qualquer horário, passará pelo acolhimento da equipe e, dependendo do tipo de necessidade, poderá ser atendido no mesmo dia ou ser agendado para os dias posteriores
- A ESF São Francisco está localizada na Rua Santa Maria, dentro do Residencial Dom Ivo Lorscheiter, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon. O local oferece consultas médicas, vacinação, testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite e gravidez), procedimentos de enfermagem, pré-natal, puericultura (saúde da criança), entre outras ações. O telefone é o (55) 3212-8736